15.9.10

escuta


apesar de postar isto tardiamente, venho para falar sobre o que presenciei durante as férias familiares deste verão.
fiquei deveras mal impressionada com o turismo português. e com a disseminação de informação relativamente a festivais alternativos (não underground, ainda assim).
ou seja: por acaso fortuito, dei com um cartaz que anunciava um festival de folk celta, que anunciava bandas fabulosas como a Brigada Victor Jara (da época do PREC) e os Luar na Lubre.
ao chegar ao parque de campismo onde passaria uma semana, no Gerês (após nos perdermos no Parque, ainda que por muitas travessias por essa Europa fora nunca tal tenha acontecido; obrigada, cartógrafos portugueses), tentamos informar-nos mais sobre este mesmo festival. e fiquei absolutamente estupefacta quando nos dizem "não, não sabemos de nada".
quando em frança, ou em espanha, quando num parque de campismo damos de caras com dezenas de panfletos que anunciam eventos, parques temáticos, locais de interesse. ainda assim, quando a 30km de ponte da barca, não demos com UM panfleto que anunciasse o Festival.
e apenas quando fomos ao pobrezinho turismo de Ponte da Barca conseguimos descobrir que para além do Festival ia acontecer uma feira alternativa (que foi absolutamente deliciosa).
e assim consegui perceber realmente a pobreza cultural deste país quase milenar.

e aconselho vivamente o grupo galaico-português Luar na Lubre, o duo Lufa Lufa e a Brigada Victor Jara - que sabem recriar a música tradicional portuguesa dum modo fabuloso (cheguei a dançar o vira, diga-se de passagem).
portanto, deixemos de nos virar para o exterior e admirá-lo e louvá-lo, e olhar para dentro e começar por mudar o mais básico e simples: o maldito turismo. e apenas depois pensar em reformas governamentais.
digo eu.

Sem comentários: